Colheita da soja chega a 59% da área no Brasil

24/03/2015

Colheita da soja chega a 59% da área no Brasil

A colheita da safra 2014/2015 de soja chegou a 59% no Brasil até o último dia 20 de março, de acordo com levantamento semanal da consultoria AgRural. Em relação à semana anterior, o avançou foi de 9 pontos percentuais.

“O avanço de nove pontos em uma semana só foi possível devido ao tempo aberto no Sul e em parte do Centro-Oeste. Em Goiás e Minas Gerais, por outro lado, as chuvas atrapalharam”, diz o comunicado.

De acordo com a AgRural, o atraso em relação à safra passada diminuiu para quatro pontos percentuais. Nessa mesma época, a colheita da soja da temporada 2013/2014 estava em 63% da área.

Conforme a consultoria, a colheita começou a ganhar ritmo no estado do Rio Grande do Sul e chegou a 11% da área total. No entanto, em algumas áreas, a preocupação é com a ferrugem asiática, que tem afetado a produtividade. Em outras áreas do estado, o problema é a falta de chuvas. Paraná e Santa Catarina estão com 68% e 35% colhidos, respectivamente.

  Em Goiás, as chuvas continuaram atrapalhando e a evolução semanal foi de apenas cinco pontos, chegando a 77% da área, contra 95% há um ano. Em Minas Gerais, a semana foi chuvosa e os trabalhos evoluíram apenas seis pontos, para 42%.

Mato Grosso, maior produtor nacional, a AgRural informa que o estado tem 88% da área colhida, contra 92% há um ano. “Apesar das pancadas em todo o estado, perdas na qualidade só foram reportadas ao norte de Sinop”, diz o comunicado.

Em Mato Grosso do Sul, o tempo ajudou e os produtores correram com a colheita, que saltou de 78% para 95% em uma semana. No Matopiba – confluência entre os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia - Maranhão e Tocantins estão com 30% colhidos. Na Bahia e no Piauí, as máquinas passaram por 12% e 8% da área, respectivamente.

Compartilhe
voltar